sábado, janeiro 03, 2009

Podcasts

Embora já existam há bastante tempo, conheço apenas 2 ou 3 pessoas que os utilizam quotidianamente....

É uma forma muito fácil de se manter actualizado.

Um Podcast é um episódio de informação, habitualmente faz parte de um série de episódios, como por exemplo um programa semanal de rádio, o telejornal, aulas universitárias, uma revista científica, um programa de culinária. Os episódios podem ter conteúdo audio, ou então audio e vídeo.

Para ler os podcasts é necessário um programa de software do género do itunes.

Estes programas permitem assinar a série, fazendo o download dos episódios mais recentes ou de mesmo todos os episódios.

Eu utilizo o itunes para windows, onde assino cerca de 70 séries, todas gratuitas, desde programas da tsf, antena1, france culture, bbc, TIME, os Ted Talks, Discovery Chanel, Cadena Ser, programas de reabilitação e medicina (Medicina Desportiva, New England Journal of Medicine, Radiologia, Mayo, Journal of Bone and joint Surgery, John Hopkins, Exercise Physiology...), etc.

Aqui pode-se encontrar uma lista de podcasts médicos.

Configurei o iTunes para fazer o downolad e guardar apenas os 3 episódios mais recentes de cada série que assino. Isto é feito automaticamente.

A selecção de séries de episódios, pode ser feita através de qualquer web browser no respectivo site, após instalado o tal software de leitura de podcasts, ou directamente através do iTunes.
A vantagem deste, é que o itunes store tem um secção universitária - iTunesU, com uma grande quantidade de episódios com conferências, reportagens, de vários centros universitários. [iTunesU-->Health and Medicine-->(...)]

Podem ser lidos em qualquer computador, ou on the move com um leitor portátil de podcasts (ipod, iphone, creative zen, etc)

Sem comentários: