terça-feira, novembro 25, 2008

Site Professores MPR França






O Site da Cofemer (Collége français des enseignants universitaires de médecine physique et de réadaptation) organiza uma grande quantidade de informação interessante com trabalhos sobre diversos temas da reabilitação... por exemplo:
A organização dos temas não é propriamente user friendly, e é preciso compreender francês.

Ao contrário da formação autodidacta dos internos portugueses nas várias especialidades, em alguns países da Europa como na França, a especialidade médica implica formação universitária (DES=Diplôme d'Études Supplementaires=Pós Grad.) com um "core" de informação que TODOS devem saber, sendo a avaliação efectuada a nível hospitais universitários.

Já que ninguém tem tempo de comentar os posts... apesar das 10-16 visitas diárias (sobretudo de Portugal e Brasil ) deste blog, excluindo as visitas dos anfitriões cá vão dois auto comentários:

3 comentários:

host_mfr disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
host_mfr disse...

Comment: Agora que se aproximam as datas de exame de novos especialistas, estes vão se apercebendo da quantidade redundante de informação que habitualmente faz parte da redação do currículo, bem como do corre-corre a pedinchar as notas.
Um colega nesta situação dizia-me há dias: em vez de estar a "fazer o currículo deveria era estar a fazer currículo".
Como podem ver no site, em vez de passar dois meses a redigir currículos de 150-200 páginas que alguém vai ler (?) numa semana, os internos franceses redigem uma tese (no fundo uma espécie de artigo) que todos poderemos ler e ficar mais espertos e tratar melhor os nossos paciente.... bem não me alargo mais....

Com estas duas provocações convido à discussão....
É que um blog tb quer retorno...

host_mfr disse...

Reabilitação

Blogger host_mfr disse...

Comment: em Portugal um enfermeiro ou terapeuta ambicioso e sagaz tem um doutoramento aos 28 anos de idade, e um especialista MFR, apesar do reconhecimento inter pares, tem apenas uma licenciatura(/Mestrado?)... daí a necessidade de haver cada vez mais papers publicados a enriquecer um verdadeiro currículo e um reconhecimento do grau de especialista como um grau académico (Pós Graduação por exemplo).